sábado, 1 de janeiro de 2011

50 álbuns dos anos 2000 (Folha.com) + Comentários por Larissa Vangs

Saiba quais são os 50 álbuns que formaram identidade musical brasileira dos anos 2000

Usando como critério não só a qualidade estética, mas também o sucesso mercadológico e a relevância que tiveram na transformação da indústria musical, editores e repórteres da Folha selecionaram os 50 discos mais representativos do que foi o Brasil nos dez anos passados.

A década começou subvertendo bossa nova em música eletrônica --primeiro pelas mãos do produtor Suba (1961-1999), depois por iniciativas de Fernanda Porto e DJ Marky, entre outros.

A seguir, o samba foi alçado a principal ingrediente na reformulação do pop. O processo partiu da revitalização da Lapa carioca, com Teresa Cristina à frente, chegando ao mainstream em álbuns de Marisa Monte, Maria Rita etc.

O ciclo ufanista diminuiu a partir de 2006. Agora, o pop absorve um sem número de gêneros e volta a beber do rock, da psicodelia e do folk.

Mas a principal revolução dos 00 não foi estética. Muito mais radical foi a transformação das relações entre ouvinte, música e indústria.

Com as facilidades tecnológicas de gravação, o artista independente, antes exceção, se tornou regra do mercado. Essa nova condição fez nascer o espírito colaborativo que resultaria em projetos coletivos como o Instituto, o +2 e a Orquestra Imperial.

Como lembra João Marcello Bôscoli, dono da gravadora Trama, "se por um lado a internet ajudou na derrocada da indústria do disco, por outro serviu de plataforma para novos artistas". Ele cita os exemplos do Cansei de Ser Sexy e de Mallu Magalhães.

Gêneros populares, o tecnobrega, do Pará, e o funk carioca brotaram e ganharam espaço à parte da indústria.

"A indústria só conseguiu manter o controle sobre o [segmento] sertanejo", diz Pena Schmidt, ex-executivo de gravadoras que hoje atua como diretor artístico do Auditório Ibirapuera. "Nem no axé eles mandam mais -- a Ivete é dona do seu nariz."

Em contrapartida, a internet "tornou o sucesso fugaz", como acredita João Augusto, dono da pequena gravadora Deck Disc. "O moleque já coloca músicas no computador sabendo que vai jogar fora."

Mesmo reconhecendo o quanto sua banda deve à internet, Adriano Cintra, baixista do Cansei de Ser Sexy, concorda com isso: "A música virou um acessório do iPod. Ninguém quer mais gastar dinheiro com ela".

DISCOTECA BÁSICA DOS ANOS 00 (em Negrito #favorites)


1.Bebel Gilberto - Tanto Tempo (2000) - Gosto muito dela, mais ainda não ouvi esse albúm
2.Suba - São Paulo Confessions (2000)
3.Otto - Condom Black (2001)
4.Ana Carolina - Ana Rita Joana Iracema e Carolina (2001) - Uma das minhas divas e dona de uma das mais belas vozes femininas do Brasil. Adoro o timbre de Ana Carolina.
5.Seu Jorge - Samba Esporte Fino (2001) - Outro divo. Mas, "Seu Jorge e Ana Carolina ao vivo" é um dos meus favoritos. Faltou na lista.
6.Ivete Sangalo - Festa (2001) - Assim que lançou esse CD meu pai o comprou. Estavamos no mó clima, viajando pela Bahia. Gostei muito.
7.Los Hermanos - Bloco do Eu Sozinho (2001) - Esse é um dos CD's que fiz questão de comprar o original. Pensa em um disco ótimo e completamente viciante. É esse!
8.Hamilton de Holanda - Hamilton de Holanda (2001)
9.Cachorro Grande - Cachorro Grande (2001) - Sensacional!!!
10.Tribalistas - Tribalistas (2002) - Esse também tenho o original. 3 artistas incriveis, e juntos melhor ainda. Esse disco me faz "sonhar".
11.Grupo Revelação - Ao Vivo no Olimpo (2002)
12.Mart'nália - Pé do Meu Samba (2002)
13.Instituto - Coleção Nacional (2002)
14.Max de Castro - Orquestra Klaxon (2002)
15.Fernanda Porto - Fernanda Porto (2002)
16.Teresa Cristina - Canta Paulinho da Viola (2002)
17.Zeca Pagodinho - Deixa a Vida me Levar (2002)
18.Nando Reis - A Letra A (2003) - Não sou muito fã das musicas dele, mas gosto. Sempre me pego sendo surpreendida por suas composições.
19.Cibelle - Cibelle (2003) - Diva! A conheci cantando "London London" e de cara já me apaixonei.
20.Domenico + 2 - Sincerely Hot (2003)
21.DonaZica - Composição (2003)
22.Marcelo D2 - A Procura da Batida Perfeita (2003) - Sensacional!!!
23.Pitty - Admirável Chip Novo (2003) - Esse disco me traz tantas lembranças... MTO BOM!
24.Maria Rita - Maria Rita (2003) - Esse eu tenho CD e DVD original. O melhor disco dela!! #encanta
25.Banda Calypso - Ao Vivo em São Paulo (2003)
26.Mombojó - Nadadenovo (2004) - Ainda não ouvi o disco todo. Mas, eles são muito bons.
27.Cidadão Instigado - O Ciclo da De.Cadência (2004) - Ta aí uma banda que eu só tenho ouvido falar muito bem, mas que ainda não tive a oportunidade de conhecer.
28.DJ Marky & XRS - In Rotation (2004)
29.Mônica Salmaso - Iaiá (2004)
30.Romulo Froes - Calado (2004)
31.Tati Quebra-Barraco - Boladona (2004)
32.Vanessa da Mata - Essa Boneca Tem Manual (2004) - Esse disco é maravilhoso. Teve uma época que eu ouvia a Vanessa sem parar. Sou muito fã!
33.Céu - Céu (2005) - Eu gosto, porém conheço muito pouco.
34.Roberta Sá - Braseiro (2005) - Roberta foi minha maior descoberta desse ano. Eu viciei nela. Ela é a melhor cantora da nova geração, na minha opinião.
35.Caetano Veloso - Cê (2006) - Do pouco que ouvi desse disco eu gostei. Mas Caetano Veloso tem albuns melhores. A Arte de "Caetano Veleso" tem uma seleção de musicas incriveis.
36.Kassin + 2 - Futurismo (2006)
37.NXZero - NXZero (2006)
38.Cansei de Ser Sexy - Cansei de Ser Sexy (2006) - Adoro.
39.Marisa Monte - Universo ao meu Redor e Infinito Particular (2006) - Eu amo todos os discos da Marisa. Mas o meu preferido é o "Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão"
40.Orquestra Imperial - Carnaval Só Ano que Vem (2007) - Só musicos de primeira.
41.Vanguart - Vanguart (2007) * - Aqui todos os comentários são poucos. Até então esse é o disco da minha vida.
42.Fernanda Takai - Onde Brilhem os Olhos Seus (2007) - Não ouvi esse disco ainda. Mas gosto muito do trabalho dela. So Cute.
43.César Menotti & Fabiano -.com_você (2007)
44.Tiê - Sweet Jardim (2008) - Outra revelação pra mim esse ano. Gostei muito de cara.
45.Cérebro Eletrônico - Pareço Moderno (2008) O ultimo disco deles, "Deus e o Diabo no Liquidificador" é da hora! Contando com a ilustre participação de "Hélio Flanders".
46.Mallu Magalhães - Mallu Magalhães (2008) Já gostei, mas a voz dela enjoa. O ultimo disco dela é um lixo.
47.Marcelo Camelo - Sou (2008) Adoro ele. Mas esse eu também ainda não ouvi.48.Maria Gadú - Maria Gadú (2009) Maravilhosa! Esse disco é show!!
49.Marcelo Jeneci - Feito pra Acabar (2010)
50.Tulipa Ruiz - Efêmera (2010) Do pouco que eu conheci dela, eu não gostei. Mas sempre vejo falarem muito bem dela.

LEIA A MATÉRIA ORIGINAL AQUI.

Nenhum comentário: